HOME LEGISLAÇÃO ASSEMBLÉIAS BALANCETES INFORMATIVO FOTOS ÁREA DO CONDÔMINO CONTATO

ÁRVORES EXISTENTES NO CGB

ERYTHRINA MULUNGU

A Eritrina, também conhecida por mulungu, é uma árvore caducifólia (aquela que perde suas folhas durante o inverno), espinhenta e nativa da Mata Atlântica. É uma árvore da espécie das leguminosas, com grande incidência na nossa região. Possui uma atrativa floração na cor vermelha, um verdadeiro espetáculo da natureza.

A Eritrina floresce próximo ao mês de agosto, período em que a árvore está completamente sem folhas, e a floração se estende até o final de setembro. Suas flores são avidamente procuradas por insetos, beija-flores e outros pássaros em busca de néctar. Os frutos, que consistem em vagens secas, amadurecem entre outubro e novembro, enquanto a planta ainda está sem folhas. Logo após a queda dos frutos, inicia-se a formação da nova folhagem.

Como é sabido, os índios tupis possuem vasto conhecimento sobre as propriedades das plantas e, até hoje, utilizam a casca do mulungu em suas cerimônias religiosas devido aos seus efeitos alucinógenos, que os conduzem a outras dimensões espirituais.

No Condomínio Geral do Bracuhy, existem diversas árvores de mulungu, especialmente concentradas no fragmento de Mata Atlântica que cobre o morro, conhecido como "Ladeira do Namorado". No topo dessa elevação natural, encontram-se as ruínas da antiga Fazenda Bracuhy, onde grandes árvores de mulungu se destacam, testemunhas do nosso passado histórico. É provável que essas árvores sejam as matrizes de todas as outras que se espalham pela área florestada ao redor.

Erythrina Mulungu em flor
LOCAL: LADEIRA DO NAMORADO

Para mais informações acesse o link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Erythrina_mulungu

Condomínio Geral do Bracuhy
Rod. Mário Covas (BR 101), Km 500,5 - Angra dos Reis - RJ
(24) 3363-2050 - Atendimento: R 20 | Administrativo: R 21 | Operacional: R 23
WhatsApp (24) 99999-3573 - atendimento@cgbracuhy.com.br

Desenvolvido por